.

Minha foto
Taquari/RS; Canoas/RS; Esteio/RS; Sapucaia do Sul/RS, Rio Grande do Sul, Brazil
Autônomo do ramo da prevenção contra incêndio; Formando em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito.

domingo, 9 de março de 2014

DEVE SER REDUZIDA A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL?


            Essa pergunta é tão forte para quem queira defender que isso aconteça, quanto para quem não o deseja. Mas quando já se fala em “sociedade sem prisões” há que se questionar se o problema é reduzir a maioridade penal ou se é reduzir as punições.

            Ora, se mesmo o adulto não deveria ser punido, que diremos dos adolescentes e até, como pretendem alguns, das crianças?

            Já está “surrado” que a criação de leis, que o aumento do rigor das penalidades não resolve o crime. A nascente de todos os crimes está na falta de aprimoramento da sociedade, na desigualdade, na falta de acesso aos bens materiais e culturais. Como diz Carlos Drumond, “as leis não bastam”!

            Ademais, num país que ainda se diz cristão, me parece um contrassenso muito grande essa ânsia por punição. Eis que nem a Caim, que matou seu próprio irmão, se permitiu castigar pela lei humana.

            Ajustemos nossa sociedade, mas sem a sobrecarga da lei penal. Ainda não tentamos o convencimento e a inclusão social.


            Sei que muitos vão dizer que enquanto não se alcança o modelo ideal de sociedade, havemos de apelar para as punições. Ainda que eu venha um dia a concordar com essa tática, ainda que nela eu encontre direito, não vou achar justiça em punir pessoas cujos comportamentos são produzidos pela injustiça social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário