.

Minha foto
Taquari/RS; Canoas/RS; Esteio/RS; Sapucaia do Sul/RS, Rio Grande do Sul, Brazil
Autônomo do ramo da prevenção contra incêndio; Formando em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Significado da palavra ALIENADO

A melhor palavra que já inventaram para ofender alguém! Não! Não pelo seu teor ofensivo, mas pela capacidade que ela tem de se referir - ao mesmo tempo - ao ofensor e ao ofendido. Ora, quando vendemos algo, dizemos que esse bem foi alienado. Trocou de dono, pertence a outro mundo, a outra tribo. Quando usamos esse adjetivo para nos referirmos a uma pessoa, dizemos que ela não nos pertence, não pensa como nós, não faz parte do nosso grupo. Portanto, se alguém é alienado em relação a nós, nós também o somos em relação à ela. É o perfeito desenho de alguém que aponta ao outro com o indicador, sem perceber que os demais dedos apontam a quem aponta. Alienado, por fim, aquele que está fora do meu, do nosso grupo. Nem ofensa é! Formulei essa definição semana passada, quando ao passar por um grupo de colegas, ouvi essa palavra. Eu gostava muito, quando eu estava em posição de oposição política no Brasil, chamar os outros de alienados. Comecei a perceber que todos somos relativamente alienados, quando passei a ser governo. Coincidentemente, minha filha mais velha me acaba de perguntar isso. Respondi imediatamente. Resposta que fiz pra mim, há poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário